Arteterapia: promovendo autoconhecimento e autoestima
- Suzane Guedes
- 10 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Arteterapia: promovendo autoconhecimento e autoestima

Chegamos ao espaço terapêutico inseguros. Inseguros sobre o que está por vir, o que realmente será essa arteterapia em que vou investir meu tempo e meu dinheiro? E inseguros em relação a nós mesmos. Quem sou eu? O que busco para a minha vida? O que realmente procuro?
A arte no espaço terapêutico facilita os processos de autoconhecimento. É uma ferramenta catalisadora desse processo. Quando busco imagens entre tantas opções, estou buscando a mim mesma e, claro, imagens que me representam. Nem sempre é tão óbvio o que um símbolo escolhido pode revelar. Por exemplo, uma imagem de um chef de cozinha pode representar o desejo de aprender a cozinhar, a paixão pela comida ou até mesmo uma figura masculina que simboliza o amor para mim.
Nessas escolhas de imagens, me descubro mais do que poderia imaginar! O inconsciente é colocado à prova; encontramos espantos e lugares escondidos que não perceberíamos apenas pela fala. As imagens nos trazem acolhimento e afeto, espanto e indignação, tristeza ao perceber que ainda lido com um mundo repleto de diferenças e que não consigo solucionar todos os problemas do mundo, nem mesmo os meus. Assim, me vejo também tendo que lidar com meus pontos cegos, minhas sombras e impotências.
A arteterapia atua em profundidades do inconsciente, trazendo imagens sobre nós mesmos à consciência. E isso é extremamente poderoso! Conhecer quem se é e abraçar aspectos verdadeiramente seus leva a melhores escolhas na vida.
Faz sentido para você?
Comentários