Como cuidar da Autoestima? Olhando para si mesmo!
- Suzane Guedes
- 30 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Muitas vezes recebo pessoas no consultório com queixas e dores muito diversas, oriundas de situações diferenciadas:
Problemas de relacionamentos, perdas recentes, separações inesperadas, insatisfações profissionais, conjugais, mudanças de difíceis adaptações, entre tantas outras.
Mas em todas as dores que escuto, vejo algo em comum. Durante o percurso que se passou até o momento de se pedir ajuda, sentem sua estima por si mesmo abalada, desestabilizada e muitas vezes destruída.
E então, por que não, recomeçar?
A autoestima é uma avaliação subjetiva, podendo ser variável de acordo com as situações que o indivíduo passa ao longo da vida e ao modo como ele as percebe.
Não é de modo algum um estado mental/emocional conquistado e enraizado.
Tem a ver com a percepção que cada um tem de si mesmo, levando em consideração sua história de vida pessoal, contexto cultural e social.
A autoestima também envolve crenças e emoções acerca de si mesmo e encontra expressão no comportamento, como por exemplo, ser mais seguro ou inseguro para tomar uma decisão ou fazer uma escolha.
Olhar para si mesmo com olhos de amor e afeição, perceber sua história, seus desafios, avanços e projetos, confiar em si mesmo e no seu próprio tempo, são caminhos para cuidar da autoestima.
Vamos juntos? Vem comigo!
Com afeto, Suzane.

Comentários